top of page

Capsulotomia com YAG laser

O que é a capsulotomia com YAG laser?

Capsulotomia com YAG laser é um procedimento oftalmológico no qual utilizamos um laser de YAG (que tem comprimento de onda de 1064 nanômetros) para realizar a limpeza da lente intraocular (lente que é implantada no olho durante a cirurgia da catarata.

​

Em que situações a capsulotomia com YAG laser está indicada?

Basicamente, a capsulototomia com YAG laser está indicada nos casos de opacificação da cápsula posterior. Quando realizamos a cirurgia de catarata, é implantada uma lente artificial, geralmente de acrílico, que substitui o cristalino natural que havia tornado-se opaco (catarata). Esta lente é colocada, geralmente, dentro do saco capsular (fina película que envolve o cristalino e que é preservada durante a cirurgia) e apoiada sobre a cápsula posterior. A cápsula posterior que é bastante fina e transparente pode ao longo do tempo tornar-se opaca devido ao depósito de células nesta região, quando ela torna-se muito opaca atrabalha bastante a visão, tanto quanto uma catarata, e necessita de limpeza. O YAG laser pode ser utilizado para outros procedimentos, como por exemplo a iridotmia.

​

Como é realizado o procedimento?

A capsulotomia é realizada pingando-se inicialmente colírios para dilatar as pupilas, após isto o paciente é sentado em frente ao aparelho e firma o queixo e a testa, da mesma forma que no exame oftalmológico. Em alguns casos são pingadas algumas gotas de anestésico, quando vai ser utilizada uma lente que encosta no olho para a aplicação do laser, mas não é necessária a utilização desta lente na maioria dos casos. O oftalmologista então faz foco na cápsula posterior e disfere alguns disparos do YAG laser, que causa micro-explosões que destroem a parte central da cápsula posterior opaca.

​

Quais são os riscos do procedimento?

A capsulotomia com YAG laser é um procedimento não invasivo, sendo geralmente bastante seguro. Teoricamente existe risco de ruptura retiniana, descolamento de retina e edema macular cistóide, mas felizmente, estes são bastante raros. O que pode acontecer, mais comumente é o aparecimento de moscas volantes (pequenas manchinhas que se movem na visão), principalmente nos primeiros dias após o laser, mas que geralmente diminuem bastante com o tempo.

​

O procedimento é dolorido?

A capsulotomia com YAG laser é um procedimento indolor, pois a cápsula posterior onde é aplicado o laser, não apresenta sensibilidade.

 

Como é a recuperação? 

Na grande maioria dos casos o paciente já percebe a melhora de visão algumas horas após a aplicação do YAG laser. É bastante comum enxergar algumas moscas volantes por algum período após o laser, o que vai diminuindo. Não é necessário repouso após o procedimento, apenas importante lembrar que houve dilatação da pupila para realizar o laser, então o olho fica bastante sensível a luz durante várias horas. A utilização de colíros após a realização do laser depente de cada caso.

​

Dr. Mário César Bulla

Clínica oftalmológica especializada no atendimento das doenças da retina: DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), edema macular, oclusão venosa, membrana epirretiniana, buraco macular, descolamento de retina, distrofias retinianas, retinose pigmentar, doença de Stargardt. Bem como realização de laser, injeções intravítreas de anti-angiogênico (Avastin, Lucentis, Eylia). Exames complementares: OCT, biometria com Iolmaster (ecobiometria), ecografia ocular, campo visual, PAM, microscopia especular, topografia corneana. Cirurgia para catarata: facoemusificação. Retinólogo.

Marque uma consulta

Rua São Joaquim 611 Sala 1203

São Leopoldo - RS - Brasil
Tel: 55-51-3589 5252

Cel: 55-51-98118 5252

www.clinicabulla.com.br

 

Para consultas em Porto Alegre:

CEO (Centro de Excelência em Oftalmologia)

Av. Borges de Medeiros 2500, Sala 1503

Tel: 55-51-3024 1818

  • Instagram
  • YouTube
  • Wix Facebook page

©  Mário César Bulla

whatsapp oftalmologista.png
Encontre-nos
spotify .jpg
bottom of page