Exame de Retinografia Ultra Wide Field - Zeiss Clarus 700
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
O que é a retinografia?
Basicamente, retinografia é uma fotografia da retina, do fundo de olho. Pode ter várias indicações, como por exemplo acompanhamento de glaucoma, glaucoma suspeito, lesões de retina e coróide, como nevus por exemplo e também para seguimento de diversas doenças da retina como degeneração macular, retinopatia diabética e degenerações periféricas.
​
O que é a retiografia Ultra Wide Field?
A retinografia de grande campo, ou grande ângulo permite fotos amplas de boa parte do fundo do olho, muitas vezes podendo incluir a periferia retiniana, diferente da retinografia tradicional onde as fotos tem um ângulo de abertura bem menor.
​
O que é o sistema Zeiss Clarus 700?
Este equipamento é considerado (juntamente com o California, da Optos) o mais moderno aparelho para realização de retinografia, funcionando com sistema de escaneamento a laser true color permitindo fotos de grande ângulo, cor natural e alta resolução em menos de um segundo de captação. Tem também a grande vantagem de poder ser realizado SEM A DILATAÇÃO DA PUPILA, exdeto em pacientes que tenham uma pupila muito pequena.
​
Como o exame é realizado?
Este exame pode ser realizado com ou sem a dilatação da pupila, da mesma forma que em outros exames oftalmológicos o paciente firma o queixo e a testa no aparelho e, após fazer o foco, o médico ou técnico acionam a captação que é um escaneamento rápido de alguns milisegundos, sendo uma luz com certa intensidade, deixando o olho ofuscado por alguns segundos, dependendo da área a ser coberta pelo exame, pode ser tirada mais de uma retinografia por olho.
​
Nas imagens abaixo podemos observar exemplos de retinografias: