Exames
Exames complementares que são importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças oftalmológicas.
Tomografia de coerência óptica (Sectral-Domain OCT / 3D)
Exame no qual um feixe de luz cria imagens detalhadas da retina.
O OCT de domínio espectral é muito mais rápido e de resolução muito superior ao seu antecessor (Time-Domain), podendo gerar imagens com até 3,9 micras de resolução. O que ajuda no diagnóstico de patologias como degeneração macular relacionada à idade, edema macular, buraco macular e membrana epirretiniana, por exemplo.
Biometria com IOLMaster 500
Biometria óptica com IOLMaster
Biometria é o exame que consiste na medida do diâmetro do olho e de suas estruturas internas. Tem como objetivo principal o cálculo da lente a ser implantada em cirurgias de catarata. Sendo o sistema de biometria óptica muito mais preciso e de execução mais confortável do que a biometria ultrassônica.
Microscopia Especular
Campo visual computadorizado
Microscopia especular da córnea
Este exame serve para estudar as células do endotélio, camada responsável pela manutenção da transparência da córnea. É feita análise da quantidade de células, tamanho e formato das mesmas. Muito importante no pré-operatório de catarata, acompanhamento de pacientes com doenças genéticas que afetam a córnea e usuários de lentes de contato.
Campo visual computadorizado Humphrey (Zeiss)
O exame de campo visual avalia não somente a visão central, que é examinada durante a consulta, mas também a visão periférica. Como é muito difícil a percepção de perdas na visão periférica, este exame é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e também de outras doenças, como tumores de hipófise e alterações do nervo óptico e sistema nervoso central. O campímetro Humphrey é o padrão ouro para detecção de alterações no campo visual. (Clique para ler mais).
Paquimetria Ultrassônica
Paquimetria ultrassônica (Paquimetria corneana)
Exame destinado a medir a espessura da córnea. Muito importante para que se determine com maior certeza a pressão intra-ocular.
Também utilizada para diagnóstico e seguimento de patologias da córnea como ectasias (ceratocone, pelúcida) e alterações da função do endotélio (edema corneano), por exemplo.
Topografia Corneana
Topografia corneana (Ceratoscopia computadorizada)
A topografia corneana é um mapa da curvatura da córnea. Exame utilizado principalmente para avaliação de astigmatismos, ectasias corneanas, em pré operatórios e para adaptação de lentes de contato.
Paquimetria ultrassônica
Ecografia Ocular
Este exame é utilizado para que se possa avaliar a parte interna do olho (principalmente do vítreo e da câmara posterior) em casos onde não há transparência para que as estruturas sejam visualizadas diretamente, como em casos de hemorragia, catarata muito avançada e quadros inflamatórios intensos (uveítes). Sendo muito importante para que se possa excluir a possibilidade de descolamento de retina. Também é bastante utilizado para avaliar lesões intra-oculares como suspeitas de tumor. (Clique para saber mais)
O mapeamento de retina é um exame que permite a visualização de todo o fundo de olho, deste a parte central, composta pela papila e pela mácula até a periferia. Permite a detecção de doenças como a retinopatia diabética, degenerações retinianas, rupturas da retina e o próprio descolamento de retina. (Clique para saber mais).
Retinografia Ultra Wide Field
Retinografia Ultra Wide Field (Zeiss Clarus 700)
A retinografia é um exame que permite registrar fotos da retina. O equipamento Zeiss Clarus 700 é o aparelho para imagem da retina mais sofisticado do mundo, permitindo imagens com grande ângulo de captação e nitidez inigualáveis, estando na Clínica Bulla o único aparelho com esta tecnologia do Rio Grande do Sul.
Angiografia Ultra Wide Field
Angiografia Ultra Wide Field (Zeiss Clarus 700)
A angiografia é um exame que pode ter várias utilidades, principalmente estudar a circulação retiniana, o que é muito importante em doenças como a retinopatia diabética, a oclusão venosa e o edema macular. O equipamento Zeiss Clarus 700 é o aparelho para imagem da retina mais sofisticado do mundo, permitindo imagens com grande ângulo de captação e nitidez inigualáveis, permitindo a realização do exame com uso de contraste por via oral e não injetável, sendo assim mais confortável para o paciente.