top of page

Retinose Pigmentar

O que é a retinose pigmentar (ou retinite pigmentosa)?

A retinose pigmentar é uma distrofia retiniana genética que causa degradação e perda de células na retina - que é o tecido que recebe a luz e localiza-se no fundo do olho.

 

Quais são os sintomas da retinose pigmentar?

Os sintomas da retinose pigmentar podem iniciar em idades diferentes conforme a mutação que está presente, mais comumente aparecendo na infância, adolescência ou início da vida adulta.

Como as principais células afetadas nesta doença são os bastonetes, inicialmente não ocorre perda de acuidade visual, mas sim, dificuldade para enxergar à noite (nictalopia ou cegueira noturna), e também perda da visão periférica. A mácula, que é a área central da retina, responsável pela visão nítida, central, é afetada em estágios mais avançados da doença.

​

Qual a frequência da retinose pigmentar?

Esta doença afeta uma em cerca de quatro mil pessoas.

​

Existe tratamento para a retinose pigmentar?

Até recentemente não havia qualquer tratamento efetivo para a retinose pigmentar, recentemente surgiu a primeira terapia gênica para esta doença, na qual consegue-se colocar uma forma correta do gene que está defeituoso dentro das células da retina do paciente, atualmente esta terapia tem indicação apenas para pacientes com mutação no gene RPE65, sendo que a retinose pigmentar pode ser causada por mutação em vários outros genes, para as quais ainda não existe tratamento efetivo. A terapia gênica tem conseguido evitar a progressão da doença de forma bastante efetiva, mas como não consegue recuperar a visão que já foi perdida, ela é indicada em estágios mais iniciais da doença. Existem pesquisas no campo do tratamento com células tronco, havendo esperança que com este tipo de tratamento será possível recuperar a visão dos pacientes. 

Algumas complicações da retinose pigmentar, como a catarata precoce, podem requerer tratamento específico, como a cirurgia de catarata neste caso.

​

Autor: Dr. Mário César Bulla

Cremers 28120

Médico Oftalmologista - Especialista em Retina

​

Clínica oftalmológica especializada no atendimento das doenças da retina: DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), edema macular, oclusão venosa, membrana epirretiniana, buraco macular, descolamento de retina, distrofias retinianas, retinose pigmentar, doença de Stargardt. Bem como realização de laser, injeções intravítreas de anti-angiogênico (Avastin, Lucentis, Eylia). Exames complementares: OCT, biometria com Iolmaster (ecobiometria), ecografia ocular, campo visual, PAM, microscopia especular, topografia corneana. Cirurgia para catarata: facoemusificação. Retinólogo.

Marque uma consulta

Rua São Joaquim 611 Sala 1203

São Leopoldo - RS - Brasil
Tel: 55-51-3589 5252

Cel: 55-51-98118 5252

www.clinicabulla.com.br

 

Para consultas em Porto Alegre:

CEO (Centro de Excelência em Oftalmologia)

Av. Borges de Medeiros 2500, Sala 1503

Tel: 55-51-3024 1818

  • Instagram
  • YouTube
  • Wix Facebook page

©  Mário César Bulla

whatsapp oftalmologista.png
Encontre-nos
spotify .jpg
bottom of page